segunda-feira, 26 de julho de 2010

Globo apequena Dança dos Famosos


Terminou ontem mais uma edição da Dança dos Famosos, quando do Domingão do Faustão exibido pela Rede Globo. O que se viu na edição vencida pela atriz Fernanda Souza foi uma audiência estável, e principalmente muita repercussão por parte do público brasileiro. Conforme as eliminatórias iam acontecendo, mais o telespectador se envolvia e demonstrava sua torcida para os diferentes participantes da edição.
A audiência extraordinária de 25 pontos de média na final – segundo dados prévios – veio para provar o tamanho do quadro. Esta audiência foi a maior da Rede Globo neste domingo, vencendo a média do futebol, do próprio Domingão e do Fantástico. A Dança dos Famosos não pode mais ser vista pela emissora como um dos simples quadros do programa dominical da emissora, como por exemplo o Se Vira nos 30, porque a participação do público é diferente e a repercussão tornou-se maior que o próprio programa.
Mantendo-a simplesmente como um quadro de um programa o que a Rede Globo faz é não prestigiar um grande produto que tem em mãos, pois já passou o momento de tornar a Dança dos Famosos um programa independente, com temporadas próprias, horário bem estabelecido na programação e com apresentador e quadro de jurados próprios, divulgação séria e bem colocada.
Sendo um programa único e no formato parecido com o programa americano, certamente o sucesso tende a ser ainda maior e boa parte das pessoas que perdem em virtude de estar como quadro num programa, passará a assistir. O raciocínio pode parecer complicado, mas não, é simples, muito simples. O Domingão do Faustão raramente consegue mais do que 20 pontos de média e a Dança raramente fica com menos de 23, logo, o público não é o mesmo, há um público específico que vê apenas a Dança dos Famosos, portanto, chegou o momento de transformá-la em programa.
A rigidez na programação em prol do padrão Globo de qualidade, às vezes impede com que a cúpula da emissora aja nos momentos em que é necessário e ela perde grandes oportunidades e ousar e de ter mais produtos de qualidade. Este é o momento, e é uma pena imaginar que provavelmente a Rede Globo não irá aproveitar e a Dança dos Famosos continuará exatamente como sempre foi, um simples quadro.
Daniel César
TV x TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário