sexta-feira, 16 de julho de 2010

Falta estratégia e comunicação para a ótima “Ribeirão do Tempo”



A novela “Ribeirão do Tempo” é a atual preocupação da direção da Record, que já fez até uma espécie de relançamento com campanha em jornais, revistas e mais chamadas na grade da emissora. A audiência em São Paulo não está no patamar sonhado pelos executivos da Barra Funda e não são raras as ocasiões em que a inédita “Ribeirão do Tempo” empata ou perde para a embolorada “Ana Raio e Zé Trovão”. E é justamente ai que mora o perigo e machuca a vaidade de muitas pessoas, que buscam as mais diferentes explicações para o que acontece com a novela.
“Ribeirão do Tempo” tem boa história, mas talvez tenha errado na escalação de alguns atores, que ainda não conseguiram a química desejada para a trama fluir. Além disso, como o elenco da Record é relativamente pequeno, há artistas que aparecem às 18h em “Os Mutantes” e às 21h em “Ribeirão do Tempo”, saturando imagem. Portanto, é fundamental investir na ampliação do elenco. Um outro problema está na importância dada à novela nas estratégias de comunicação interna e externa. Somente agora os atores de “Ribeirão do Tempo” começam a circular pela programação da Record e não há como negar que um bom programa sobre bastidores da emissora faz falta na Barra Funda. Se a Record acha que ainda não é a hora de um “Vídeo Show”, não pode negar que é necessário investir nesse tipo de cobertura em programas que já existem, como o “Hoje em Dia” e “Domingo Espetacular”. O problema é que esse tipo de ação não pode ser desenvolvido sem estratégia e por profissionais que acham que é menor falar sobre novelas e amenidades. Outro fator importante é a comunicação com o telespectador. Este recebe, através de jornais, revistas e blogs, muitas informações sobre realitys, shows e jornalismo, mas muito pouco sobre a teledramaturgia da Record. Você já reparou como tem muito mais espaço para “O Melhor do Brasil” e “Ídolos” na mídia? Outras novelas já tiveram um destaque muito maior nos jornais e revistas. Portanto, se a alta cúpula da emissora não olhar amplamente para esta questão, não será apenas “Ribeirão do Tempo” que sofrerá com audiência e precisará de relançamento. As próximas novelas também, porque tudo é uma questão de estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário